Direitos Animais

A INTELIGÊNCIA DOS PORCOS

O respeito e a compaixão são importantes por uma questão ética e de sentimentos. Porém cada vez mais vamos percebendo, através de estudos ou pela simples convivência, que os animais não humanos são mais inteligentes do que costumávamos pensar. Para exemplificar, segue uma lista de comportamentos peculiares dos porcos:

inteligencia dos porcos

Imagem: Esther The Wonder Pig

- Porcos utilizam ferramentas
Um estudo realizado pelo professor Donald Broom na Universidade de Cambridge constatou que porcos conseguem utilizar espelhos para localizar alimentos que não estão diretamente visíveis. Apenas algumas outras espécies, como golfinhos, elefantes e chimpanzés, passaram no “teste do espelho”, entendendo que o que se vê são reflexos, e não imagens de uma janela.

- Porcos se divertem com videogame
Enquanto estava na Universidade Estadual da Pensilvânia, o Dr. Stanley Curtis descobriu que porcos são capazes de jogar jogos de vídeo controlados por joystick e são “capazes de representação abstrata”. Ele dizia que “há muito mais acontecendo com os porcos em termos de pensamento e observação do que podíamos imaginar.”

- Porcos identificam objetos
Dr. Curtis ensinou porcos a sentar e pular, além de buscarem objetos como bolas, halteres e frisbees. Mesmo após anos, os porcos ainda eram capazes de identificar tais objetos.

- Porcos têm ótima memória
Suzanne Held, que estuda as habilidades cognitivas de animais de criação da Universidade de Bristol, percebeu que os porcos se lembram de maneira brilhante onde os alimentos estão guardados e também conseguem discernir diferentes esconderijos de guloseimas por tamanho. Ela diz que esta habilidade está ligada a seu habitat natural, em que o alimento fica espalhado e os porcos precisam procurá-lo.

inteligencia dos porcos 2

Imagem: Esther The Wonder Pig

- Porcos são espertos
Eles aprendem a seguir outros porcos para encontrar comida e até mesmo usar táticas evasivas para tentar jogar um porco seguimento fora da trilha, para que possam manter o seu tesouro para si mesmos.

- Porcos aprendem a regular a temperatura ambiente
Na Universidade de Illinois, Dr. Curtis identificou que não só os porcos têm preferências de temperatura, como também aprendem a ligar ou desligar o aquecedor de um celeiro se acharem que está muito quente.

- Porcos se limpam
Ao contrário do que diz a expressão popular, os porcos não suam, e portanto gostam de tomar banho em água ou lama para se refrescarem. Um guardião de porcos fez para eles um chuveiro, que eles aprenderam a ligar e desligar por si mesmos.

- Porcos podem salvar vidas
Um porquinho chamado Pru salvou a vida de sua guardiã, arrastando-a para fora de um pântano.  A lista de porcos heróicos inclui também a Priscilla, que salvou um menino de afogamento; Spammy, cujos gritos levaram os bombeiros a resgatar seu amigo bezerro chamado Spot de um incêndio; Lulu, que fez sinal para um carro que passava para ajudar seu companheiro humano, que havia sofrido um ataque cardíaco; Tunia, que afugentou um invasor; e Mona, que segurou a perna de um suspeito em fuga até a chegada da polícia.

- Porcos são otimistas e curiosos
Em seu livro “The Whole Wog”, a naturalista Lyall Watson escreve: “Não sei de nenhum outro animal que seja mais consistentemente curioso, mais disposto a explorar novas experiências e mais preparado para enfrentar o mundo com tanto entusiasmo. Porcos, eu descobri, são otimistas incuráveis e se empolgam pelo simples fato de existirem.”

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Portal para quem ama os animais.