O QUE É VEGANISMO

Nossos costumes estão baseados na exploração animal. Grande parte do que comemos, vestimos e usamos tem matéria-prima animal, é testado em animais ou se aproveita deles de outras formas. Longe de serem respeitados, os animais são tratados pela indústria e pela sociedade como objetos, coisas a serem usadas em benefício das pessoas. Veganismo é uma filosofia de vida baseada no respeito, que vai contra essa “coisificação” e agressão aos sentimentos básicos dos animais.

Não temos, atualmente, a necessidade de explorá-los, e muito menos desta forma fria e cruel. Mas muitas vezes o fazemos porque não percebemos nossas opções, ou nem sequer questionamos nossos hábitos.

Ao buscar alternativas sem exploração animal, até onde conseguirmos, podemos contribuir com a redução do sofrimento alheio, e de quebra ainda fazemos bem para a nossa própria saúde, já que a alimentação sem componentes de origem animal é mais saudável; para o meio-ambiente, já que a pecuária, incluindo a criação de animais e o cultivo de alimentos para os animais criados, é um dos maiores (se não o maior) gerador de impactos negativos ao ecossistema; para as outras pessoas, já que o alimento usado para os animais que comemos poderia servir para uma quantidade enorme de pessoas. Até a agressão às plantas diminui quando paramos de comer carne, pois nossa “carne” se alimenta de muito mais vegetais do que conseguimos consumir diretamente.

Toda a inteligência que temos, ou julgamos ter, pode ser usada de uma forma construtiva, ao invés de destrutiva. Fazemos essa escolha a cada instante, muitas vezes sem percebermos. Mas cada vez mais temos outras opções.

Veja algumas receitas veganas e dicas de restaurantes veganos ou com opções veganas.

Um site para quem ama todos os animais.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
Google+
http://direitosanimais.com.br/o-que-e-veganismo">
YouTube