Lei no Canadá Proíbe que Baleias e Golfinhos Sejam Mantidos em Cativeiro

O parlamento canadense mostrou avanços essa semana em relação ao reconhecimento dos direitos dos golfinhos e baleias.

As leis são criadas pelas pessoas, por isso refletem seus pensamentos no momento. Então é algo a se comemorar quando as leis se atualizam no sentido de não mais tratar os animais como objetos a serem explorados.

lei proíbe golfinhos e baleias em cativeiro

Nesse caso a lei que foi aprovada, a S-203, determina que baleias, golfinhos e botos não podem ser mantidos em cativeiro para fins de entretenimento, posse e captura. Ou seja, eles não podem mais ser capturados nem explorados, pelo menos nesse país.

lei proibe golfinhos em cativeiro no Canadá

Rebeca Aldworth, diretora executiva da ONG Humane Society International, comentou a decisão:

“A aprovação da lei S-203 é um momento decisivo na proteção dos animais marinhos e uma vitória para todos os canadianos. As baleias e os golfinhos não pertencem aos tanques, e o sofrimento destes animais altamente sociais e inteligentes em confinamento intensivo não pode ser mais tolerado.”

Veja mais alguns comentários sobre a aprovação da lei e a impossibilidade de aceitar a criação dos animais em cativeiro para exploração:

“Os canadenses têm sido claros, querem que a prática cruel de manter baleias e golfinhos em cativeiro termine. Com a aprovação da lei S-203, garantimos que isso vai acontecer.”
(Elizabeth May, líder do Partido Verde do Canadá)

“Temos a obrigação moral de eliminar gradualmente a captura e a retenção de animais para fins lucrativos e de entretenimento. Os canadenses pediram-nos para fazer melhor – e nós escutamos.” (Senador Wilfred Moore)

“As condições de vida dos mamíferos marinhos em cativeiro não podem ser comparadas às dos seus ambientes oceânicos naturais nem em tamanho, nem em qualidade. Agradecemos ao governo federal e a todos os envolvidos na aprovação do projeto de lei S-203, para que as nossas leis possam finalmente alinhar-se com os valores dos canadianos para acabar com esta prática cruel.” (Hal Whitehead, biólogo marinho)

Animais não são coisas. Então é bom estarmos começando a reconhecer e agir de acordo com isso. Por enquanto são acontecimentos pontuais, mas um dia vai ser o normal.

baleias livres

Quer ver mais boas notícias e histórias felizes com animais? Então não vá embora, veja as seções do site com “Histórias Comoventes Sobre Animais” ou “Curiosidades Animais“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *