Torta Salgada Vegana Fácil

Essa receita de torta salgada vegana é bem fácil de fazer e pode ser do sabor que se quiser. Então é uma receita bem versátil. E pode ser também muito barata, dependendo do recheio escolhido.

Ingredientes da massa:

  • 2 xícaras de farinha de trigo (branca ou integral)
  • 1 xícara e meia de água
  • Meia xícara de molho de tomate (para dar gosto na massa)
  • Meia xícara de óleo
  • Uma pitada de sal

Opções de recheio:

As possibilidades infinitas de recheio é o que faz essa torta salgada ser tão versátil e agradar muitas pessoas. O importante é caprichar na quantidade de recheio, seja ele qual for. Para essa quantidade de massa indicada aqui, por exemplo, o ideal é ter de 2 a 3 xícaras de recheio, aproximadamente.

Veja então algumas sugestões de recheio possíveis para essa torta salgada vegana:

  • PTS (proteína de soja) com milho, cenoura e azeitona

Nessa opção a torta fica sendo uma torta de legumes, basicamente. Mas bem proteica pela presença da soja. Dá também para trocar por quaisquer outros legumes, adequando assim ao gosto de cada um. Mas se usar a soja, é só hidratá-la (deixar de molho na água quente ou em temperatura ambiente por alguns minutos, até amolecer), depois lavá-la bem em uma peneira grande, apertando para escorrer a água, até sair só água transparente, não amarelada. E então misturar com os outros vegetais picados, e temperar a gosto. Uma sugestão de tempero é um pouco de molho de tomate, cebola (crua mesmo, porque vai assar na massa), sal e orégano.

  • Atum vegetal com ervilha e azeitona

O atum vegetal (como o da marca Futuro) já vem pronto. Então é só misturá-lo com ervilhas em conserva, e também com a azeitona, ambas sem o caldo. E fica legal misturar cebola crua picada também, se você gostar. Para essa quantidade de massa um pacote de atum vegetal do futuro é suficiente, mas também dá para colocar mais um pouco, se quiser um gosto mais pronunciado. O gosto desse atum vegetal é igualzinho ao que vem do peixe. Mas sem sofrimento. 🙂

  • Queijo vegetal, tomate, azeitona e orégano

Para fazer uma torta salgada vegana sabor pizza é muito fácil. Basta misturar o queijo vegetal de sua preferência (algumas opções são o da Basi-co, ou o da Superbom, ou da VidaVeg), que eles ficam derretidos quando a torta está bem quente. E junto com ele é só colocar tomate picado, azeitona e orégano.

torta salgada vegana

Modo de preparo da torta salgada vegana:

Para fazer a massa da torta, é só bater os ingredientes no liquidificador. E depois é só jogar essa mistura em uma forma untada, misturando com o recheio. Ou seja, joga metade da massa na forma, em seguida espalha o recheio, e depois joga o restante da massa por cima, para cobrir. Aí então basta levar para o forno para assar. E fica bonitinha polvilhar orégano por cima da massa, se quiser, só para dar acabamento.

Ah, e para untar a forma você pode usar um creme vegetal. Algumas opções são os da Becel (todos menos o sabor manteiga, que não é vegano), ou o Doriana Plant Butter, ou o Qualy Vegê, por exemplo (dados de junho de 2023). Se não tiver nenhum desses, dá para passar só um pouco de óleo na forma.

Veja mais receitas veganas fáceis e baratas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *