O QUE SÃO COSMÉTICOS VEGANOS E ONDE ENCONTRAR

Cosméticos veganos são os que não possuem componentes de origem animal nem são testados em animais.

Mas só essa explicação ainda não é suficiente para esclarecer a confusão que acontece entre vários termos, como cosméticos cruelty free, naturais ou orgânicos, por exemplo. Então vamos ver o que são cada um deles, pra ficar mais claro:

Diferença entre “cruelty free” e vegano

A expressão “cruelty free” se refere à ausência de testes em animais. Mas não tem relação com a composição dos produtos. Então, para ser um cosmético vegano, é preciso que ele seja cruelty free e também sem ingredientes vindos de animais.

Obs.: A ausência de testes em animais não significa que os produtos não sejam testados de alguma forma, para serem seguros de serem utilizados. Só significa que são testados de outras formas, com outras tecnologias, que são inclusive mais eficientes.

O que são cosméticos naturais e orgânicos

Muito confundidos com cosméticos veganos, os cosméticos naturais e os cosméticos orgânicos se referem, respectivamente, a produtos que não são industrializados e produtos que não têm agrotóxicos na produção de sua matéria-prima.

Então na verdade não existe uma relação direta entre esses produtos e os produtos veganos, já que os cosméticos veganos podem ser também naturais e/ou orgânicos, mas não necessariamente. São 3 critérios diferentes, que podem se misturar ou não. O básico do termo “vegano” é simplesmente a ausência de exploração animal, para não causar sofrimento aos animais ao tratá-los como objetos.

Exemplos de cosméticos veganos

Veja então alguns exemplos de cosméticos e produtos veganos de vários tipos, ou seja, dos mais simples aos mais caros, dos industrializados aos mais naturais, enfim, para todos os gostos e bolsos. Mas todos sem exploração animal em qualquer etapa da sua produção.

Veja aqui, então, uma lista de marcas de cosméticos veganos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *