Cidades Proíbem Fogos de Artifício que Assustam Animais

O uso de fogos de artifício com ruídos altos não agrega nada na vida das pessoas e faz muito mal aos animais. Na verdade, faz mal também para muitas pessoas, incluindo crianças e idosos.

O som muito alto assusta e incomoda a muitos, e especialmente os cães, que têm audição muito mais potente do que a nossa. Muitos deles ficam em estado de pânico, fogem, são atropelados. Animais silvestres também ficam extremamente estressados. É um caos e sofrimento totalmente desnecessário, causado por nós, humanos.

Para evitar esse desgaste nem é preciso parar de usar fogos de artifício. O espetáculo de luzes pode continuar existindo com fogos de artifício silenciosos, que também existem. Eles podem ser totalmente sem ruídos ou então terem som mais baixo.

fogos de artifício silenciosos

Por isso várias cidades estão começando a proibir fogos de artifício barulhentos. Confira alguns exemplos no Brasil:

  • Cidade de Florianópolis terá Reveillon apenas com fogos de artifício silenciosos

Em 2018, pela primeira vez desde que as festividades do Réveillon são realizadas, a cidade de Florianópolis se atentará para o barulho causado pelos fogos de artifício, cuja poluição sonora prejudica pessoas com autismo e animais em geral.

“Já havia um pedido das pessoas sobre o estampido dos fogos em relação aos cachorros, que ficam alvoroçados. Sobre as crianças com autismo, recebemos alguns vídeos em que elas ficam muito agitadas com o barulho. Então vamos tentar algo diferente para fazer essa inovação” – disse Juliano Richter Pires, secretário de Turismo de Florianópolis.

  • Lei aprovada em São Paulo proíbe o uso de fogos de artifício barulhentos

O prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), sancionou um projeto de lei que proíbe soltar fogos de artifício barulhentos e qualquer artefato pirotécnico com efeito sonoro ruidoso no município. O texto foi formulado pelos vereadores Abou Anni (PV), Reginaldo Trípoli (PV) e Mario Covas Neto (Podemos).

Inicialmente, o projeto de lei também previa a restrição à fabricação e venda dos produtos. Mas o texto aprovado pela Prefeitura limitou a regra apenas ao uso dos fogos de artifício que produzem ruído. Fogos com efeitos visuais e os que produzem sons de baixa intensidade continuam permitidos.

  • Curitiba terá fogos de artifício sem barulho no Natal

As comemorações de Natal da prefeitura de Curitiba em 2018 terão fogos de artifício sem barulho. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em visita à Câmara de Vereadores. A decisão atende pedido de defensores da causa animal, mas a proibição de estampidos ainda não virou lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *